quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

da conversa com o pediatra

Ontem o pediatra ligou-me e expliquei-lhe o que se passava com o Minúsculo. Em linhas gerais está tudo proíbido de o obrigar a comer o que quer que seja. Não quer isto ou aquilo? Meu menino, há quem queira! Nada de snacks entre as refeições (que também já não comia...). Nada de castigos também. Diz que se não for doença, dentro de 4-5 dias a mania lhe passa. Se não passar, levamo-lo a ser observado e, entre outras coisas, ver se perdeu peso. Apesar de aparentemente estar saudável e andar bem-disposto, pode haver qualquer coisa "invisível" que lhe tira o apetite.
Obrigada pelas vossas palavras e conselhos. Começo também a acreditar que é apenas uma fase. Mas fui-me um bocado a baixo... Ser mãe a tempo inteiro não é propriamente um passeio no parque. Uma pessoa dá tudo por tudo para fazer bem o seu trabalho e depois vê algumas expectativas defraudadas. Mas pronto, estamos a falar de bebés, imprevisíveis, de comportamentos humanos e não de matemática. Resta-me ter paciência, uma coisa que tenho encontrado quase sempre esgotada no supermercado onde faço compras. Ai.

O que a educadora quis dizer com "inviável" era em relação ao comportamento dele ao almoço. Que se ele continuasse a recusar a sopa ou a fruta e ela e a auxiliar aceitassem esse comportamento, que poderia ter um efeito "contagioso" nas outras crianças e que a solução podia passar por ele vir almoçar a casa.

4 comentários:

Vanessa Kirnicki disse...

Pois foi como te disse, castigos nao vao fazer nada, ele nao vai mudar por ter sido castigado mas sim sentir se pior. O pediatra do Jason sempre me disse para nao o castigar quando ele se recusar a comer, ou nao dormir, ou fazer birras sem motivo nenhum porque isto sao sinais que alguma coisas pode nao estar bem e castiga-los so vai piorar.
Ha que saber entender os pequenos. Da-lhe tempo e vais ver que ele volta a comer a fruta, isso nao deve ser nada de especial, ele deve estar farto de fruta ou esta numa fase daquelas que agente sabe... E sim, ser mae a tempo inteiro nao e facil, e admito que eu nao conseguia, se tivesse que ser seria mas dava em maluca. Tu es uma boa mae e nunca metas isso em causa. Beijinhooss

Vanessa Kirnicki disse...

Pois foi como te disse, castigos nao vao fazer nada, ele nao vai mudar por ter sido castigado mas sim sentir se pior. O pediatra do Jason sempre me disse para nao o castigar quando ele se recusar a comer, ou nao dormir, ou fazer birras sem motivo nenhum porque isto sao sinais que alguma coisas pode nao estar bem e castiga-los so vai piorar.
Ha que saber entender os pequenos. Da-lhe tempo e vais ver que ele volta a comer a fruta, isso nao deve ser nada de especial, ele deve estar farto de fruta ou esta numa fase daquelas que agente sabe... E sim, ser mae a tempo inteiro nao e facil, e admito que eu nao conseguia, se tivesse que ser seria mas dava em maluca. Tu es uma boa mae e nunca metas isso em causa. Beijinhooss

mãe pimpolha disse...

Eu não castigo o Edu por não comer, senão estava de castigo desde os 9 meses, mais coisa, menos coisa.
Nunca comeu bem e acredito que a coisa não esteja para breve, há coisas que nunca provou e que recusa, mesmo não lhe conhecendo o sabor.
Na escola é igual, tem dias que eu sei que nem abre a boca, outros em que só come um iogurte e outros em que come bem (se for canja é uma maravilha). Ai de alguém que me dissesse que ele não podia comer lá por poder influenciar os outros. Não quer comer, não come, agora eu tenho esperança que ele melhore por imitação dos outros, por isso continua a almoçar lá e ponto final.
Beijocas e espero que isso passe depressa.

A mamã da Beatriz... disse...

Vês? És a melhor ãe para os teus filhos e ponto final. Quanto à alimentação na escola é elas tentarem, concordo com a Rita que ele poderá ir por iitação e comer. Não come mais come menos, agora ter de ir para casa à hora da refeição não me parece a melhor opção (imagina que eras mãe trabalhadora e não tinhas mesmo hipotese?Elas tem de se desenvencilhar!). Vais ver que é uma fase perto dos 4 anos a Beatriz tb andou sem apetite e não comia nada bem...
Beijinhos